ENDODONTIA ( TRATAMENTO DE CANAL)

Muita gente tem medo de ir ao dentista fazer uma consulta de rotina. Mas quando se fala em tratamento de canal, esse medo se intensifica. A melhor forma de desmistificar essa técnica, que também pode ser chamada de endodontia é aprendendo mais sobre o assunto.

O que significa Endodontia ?

O tratamento Endodontico ou tratamento de canal como é popularmente conhecido, é feito por um profissional com conhecimento específico na matéria. A "Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.


Toda dor precisa de tratamento de canal ?

Nem toda dor de dente é decorrente de um problema no canal pois existem outras causas para dores de dente, inclusive um cárie mais profunda ou a sensibilidade dentária. Mas em boa parte dos casos,  o sinal de incomodo e até mesmo de  uma dor profunda, 

pode significar a necessidade de se  "tratar o canal".


Como é o procedimento ?

O tratamento de canal é aquele feito na raiz do dente. Consiste na remoção do tecido pulpar ou nervo e posterior vedação do canal.


O tratamento de canal é dolorido ?

O tratamento de canal não dói na hora. devido anestesia. Em alguns casos, causar incômodos depois do procedimento

dependendo da intensidade da inflamação e da infecção. 


O que acontece se eu não fizer o tratamento ?

O canal não tratado pode formar um abscesso agudo exigindo um atendimento de emergência pois pode evoloir para quadro severos até no sistema cardio-respiratório.  Alem disso, o dente não tratado se transforma em um foco de infecção no organismo, o que por si só, é muito perigoso, pois a infecção pode entrar na corrente sanguínea ocasionando problemas ainda mais graves e sistêmicos.  A postergação do tratamento com a utilização de medicamentos é uma medida paliativa que só agrava o problema, pois com o passar do tempo os medicamentos já não fazem mais efeito.


Outros tratamentos podem substituir o tratamento de canal?

Uma vez diagnósticada a necessidade de tratamento, não há outro caminho alternativo pretendendo-se preservar o dente.

A extração do dente seria a segunda opção, gerando um problemas estéticos e funcionais.


Apesar de normalmente ser um procedimento simples, pode dar alguma complicação?

Como em qualquer outro tratamento pode haver complicações, sendo a mais comum, a perfuração da raiz, quando há um desvio do instrumento. Neste caso somente um profissional com conhecimento de endodontia estará apto para fazer o correto procedimento.

Outro evento não tão raro, se refere a calcificações que impedem o acesso do dentista ao nervo ou mesmo  dificuldades anatômica próprias de cada  paciente.


Que cuidados preciso tomar depois de cada sessão?

Apenas evitar a mastigar em cima do dente tratado, para que ele fique em repouso, além de  manter a higiene adequada e tomar corretamente as medicações prescritas.




4 MANEIRAS DE FALAR CONOSCO